Técnica Sandplay

Técnica sandplay ou o jogo com a caixa de areia.
 
É uma técnica utilizada em psicoterapia quando se faz necessário entrar em contato com os recursos do inconsciente sem interferência direta da mente que muitas vezes pode boicotar um processo de análise por defesa, medo ou até mesmo por uma questão inconsciente.
 
O jogo na areia nos permite observar o movimento de confrontação do inconsciente com o consciente através das cenas criadas na areia por crianças ou adultos numa espécie de sonho que se sonha acordado lembrando a linguagem onírica(que é a linguagem do sonho) e a imaginação ativa, instrumentos do processo analítico.
 
Esse trabalho começou com a hipótese básica de Jung(psiquiatra suíço descobridor do inconsciente coletivo que revolucionou os conceitos da psicologia na época de Freud, de quem foi contemporâneo) de que na psique há um impulso fundamental em direção a totalidade e a cura. Ele experimentou seu próprio sandplay nas praias de Lake Zurick em 1912, como descreve em seu livro, Memórias, Sonhos e Reflexões, em seu capítulo “Confronto com o inconsciente”. Ele descobriu que usando a areia junto com pedras cuidadosamente escolhidas para construir estruturas pequenas criaria uma “vila inteira”- isso ajudou-o  a compreender os aspectos do inconsciente e aceitar sua oposição reguladora aos pensamentos vindos do consciente.
 
        Sandplay em inglês significa Sand =areia, Play = jogo
 
Sandplay é um jogo onde brincar é a única regra possível. A imaginação é convidada a estar presente num caminho dirigido onde brincar é a condição necessária para o inconsciente se expressar.
 
A imaginação possibilita através do brincar uma integração do processo interno com o externo funcionando assim como um meio de relaxamento e de meditação.
 

Clínica Ceres

Notícias e Artigos

Notícias e Artigos

Cadastre-se e receba as últimas novidades por email:

Copyright © 2010 - Clínica Ceres - Psicologia e Acupuntura - Todos os Direitos Reservados. site by Monndo.com