Ceres Deusa do Crescimento e da Criação

A palavra Ceres possui raiz indo-européia e significa crescer ou criar.
Ceres é a deusa romana da fertilidade, protetora da agricultura, da colheita e dos grãos. Por isso mesmo é considerada uma deusa-mãe, ligada a Terra e a capacidade de nutrição e geração. Ainda era protetora do matrimônio, dos animais e do início da vida e está relacionada a cultos de vida, morte, renascimento e ressurreição.
 
A Deméter grega, sincretismo de Ceres, é citada na mitologia como a deusa dos belos cabelos claros, associando-se seus cabelos aos campos de trigo maduro. Também é representada por imagens fortes de mulher madura, decidida, imponente e cheia de autoridade. Traz uma coroa de grãos na cabeça e uma cornucópia de onde derrama flores e frutos. Em algumas representações empunha uma espada de ouro ou uma tocha de fogo, usadas para defender sua casa. É considerada uma deusa de caráter dócil e gentil, cheia de compreensão e simpatia pelos humanos, é uma das deusas mais interessadas no bem estar da humanidade. Seu maior presente para os homens foi o pão e as bebidas a base de cereais. A obediência às regras agrícolas fez dela uma deusa reguladora da sociedade, responsável pela manutenção do equilíbrio. Ceres tem os mesmos atributos, mas é representada com a silhueta mais generosa de uma típica matrona.
 
Uma diferença substancial entre Ceres e Deméter é que Ceres formou um grupo de trabalhadores do campo muito fiéis a ela, isto acabou ligando-a fortemente as classes inferiores da sociedade romana que freqüentavam seus templos.
 
Seus animais sagrados eram o leitão, símbolo da fertilidade, o cavalo, por seu papel importante na agricultura e a cobra, por viver junto a terra e conhecer suas profundezas e segredos. Também lhe eram sagradas as pombas, por sua capacidade reprodutiva e o mullus ou triglia, peixe que come um molusco venenoso para o homem.
 
Nosso espaço possui o nome Ceres que é a deusa que promove o crescimento, a criação, a fartura , a prosperidade, a renovação e o equilíbrio; mesmo objetivo da psicoterapia.
 

Clínica Ceres

Notícias e Artigos

Notícias e Artigos

Cadastre-se e receba as últimas novidades por email:

Copyright © 2010 - Clínica Ceres - Psicologia e Acupuntura - Todos os Direitos Reservados. site by Monndo.com